sábado, 6 de novembro de 2010

TERMOS E PRINCÍPIOD BUDISTAS

“MONARCA”

Edição 37 - Publicado em 01/Janeiro/2005 - Página 21

Você sabe o que significa “Monarca”? Você já deve ter lido nos impressos e ouvido sobre essa palavra nas atividades inúmeras vezes, não é mesmo?
“Ser monarca” tornou-se uma diretriz em todos os aspectos, especialmente após o recebimento do poema "Brasil, Seja Monarca do Mundo!" dedicado aos membros da BSGI pelo presidente Ikeda.
No entanto, se não soubermos o seu real significado, esse objetivo fica sem sentido como se procurássemos algo sem ao menos saber do que se trata.
“Monarca” é a tradução do termo original em japonês "oujya" (lê-se ôu-dya). "Ou" significa por si só: "rei", "majestade", "soberano", "monarca" e ainda "magnata". Ele encerra o significado de "o mais forte", "o melhor de todos", "o mais poderoso", "o superior", "o que se sobressai", "o que se supera", "o que se distingue", "brilhante", "proeminente", "notório", "excelente", "excepcional", "digno" e "extraordinário".
"Jya" é um ideograma que indica ser humano, pessoa ou gente, pessoas e povo. "Oujya" pode assumir também a conotação de "campeão".
A partir dessa interpretação, o termo "monarca" ganha maior profundidade e nos direciona corretamente à expectativa do Mestre com todos nós, discípulos, expressa no poema.
Em sua mensagem para o Ano-Novo de 2002, o presidente da BSGI, Eduardo Taguchi, estabeleceu as características do Monarca com base no poema "Brasil, Seja Monarca do Mundo!": "Monarca é um líder exemplar e vigoroso, que vence em todas as questões e triunfa infalivelmente, pois possui virtudes como senso de justiça, honestidade, sinceridade, humildade, benevolência, cordialidade, gentileza, radiância, seriedade, coragem, sabedoria, perseverança, convicção, e responsabilidade. Essas características formam um verdadeiro discípulo, um cidadão ideal e um valor indispensável." (Brasil Seikyo, edição especial de Ano-Novo, 1º de janeiro de 2002, pág. A3.)
Ser monarca, portanto, é tornar-se alguém indispensável para o bem da humanidade e das futuras gerações através de suas ações sábias e benevolentes oriundas da genuína prática da fé.
Conseguiu entender o significado de “monarca”? Que ótimo! Bom, passando agora da teoria para a prática, como podemos nos tornar um monarca?
Em primeiro lugar, devemos desafiar diariamente na realização do Gongyo e do Daimoku ao Gohonzon para que a nossa vida entre em harmonia e sincronismo com a Lei Mística, na busca constante e incansável da revolução humana individual.
Como membros da BSGI, devemos ter a absoluta convicção no Mestre e na nossa missão como bodhisattvas, protagonistas da realização do Kossen-rufu (declarar e propagar amplamente sobre a verdade da vida com base nos ensinamentos do Budismo de Nitiren Daishonin). Devemos ler diariamente o Gosho e as orientações do nosso mestre, para fortalecermos ainda mais nossas orações e criarmos condições para atuarmos no diálogo com as pessoas, principalmente na realização do chakubuku.
Como seres humanos, todos nós temos dificuldades e obstáculos na vida. Ao invés de lamentar e reclamar por causa dos problemas, devemos ter em mente que eles surgem como oportunidades para o nosso próprio desenvolvimento. A vida somente pode ser fortalecida quando enfrentamos desafios e vencemos infalivelmente. A verdadeira felicidade encontra-se na vitória contra a nossa própria maldade.
Cada um de nós tem um “monarca adormecido”. O essencial é fazê-lo despertar para vida verdadeira, que promove e empreende causas fundamentais para a felicidade individual, da família e de toda a humanidade.
Vamos nos tornar um monarca de verdade, como discípulo que atua no lugar do mestre e como exemplo de atitudes? Consta no poema: “Qual o bem fundamental que pode o homem deixar para o futuro da humanidade? Tão simplesmente o rumo, o claro e seguro rumo, para a conquista mais digna da condição humana: a convivência solidária das raças.”
Boa saúde e longevidade a você, Monarca do Mundo!
                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário