domingo, 20 de março de 2011

Budismo para iniciantes


Vale a pena ler de novo - Transformar a circunstância negativa em boa sorte

Edição 510 - Publicado em 20/Fevereiro/2011 - Página 50
Trechos do romance Nova Revolução Humana, de autoria do presidente da SGI, Daisaku Ikeda
— Sei que a maioria dos senhores perdeu todos os bens numa única noite. Contudo, se mantiverem a prática da fé e acreditar no Gohonzon, conseguirão, com toda a certeza, acumular boa sorte e benefícios muitas dezenas de vezes maiores do que os bens que perderam. Nitiren Daishonin nos ensina, por meio de seus escritos, que o fato de depararmos com esse tipo de desastre, apesar de estarmos praticando a fé, é justamente uma prova de que o que seria um sofrimento ainda maior se manifestou de forma amenizada na vida presente. Esta é uma prova da extinção do carma negativo. Tenho a certeza de que um dia os senhores sentirão realmente a veracidade desse princípio. E isso está claro na seguinte frase: “Os devotos do Sutra de Lótus são como o inverno. O inverno nunca falha em se tornar primavera”. Portanto, não há dúvida alguma de que conquistarão a felicidade no futuro. Além disso, o verdadeiro valor de uma pessoa é determinado pela postura que assume justamente na hora mais crucial da vida. E é nessa hora que é preciso existir pessoas de coragem e de esperança para que outras se sintam animadas e encorajadas. Os senhores, que são membros da Gakkai, possuem a missão de incentivar e proporcionar coragem a seus familiares, bem como aos amigos da vizinhança. Espero que façam dessa calamidade um trampolim para o desenvolvimento da prática da fé e, assim, criar uma admirável prova do princípio que ensina a “transformação do veneno em remédio”. E, por fim, comprovarem a vitória da fé na vida.
— Mesmo quando estiverem participando das atividades ou orando ao Gohonzon, o mais importante é a profunda determinação no âmago da vida. Se a fé for apenas formal e superficial, arrastada pela rotina e pela obrigação, não existirá a verdadeira alegria nem a iluminação. Se atuarem com forte determinação, sentirão alegria nas atividades da Soka Gakkai, seu semblante ficará melhor e terão sabedoria no serviço. E mesmo que haja obstáculos e sofrimentos no percurso da vida, conseguirão realizar a transformação do veneno em remédio e atingirão a iluminação. Ao contrário, mesmo que por um momento aparentem estar bem, se perderem a fé, o que os espera é a miséria. Nesse caso, a vida será uma derrota. A vitória ou a derrota dependerá da forma como vivemos, e se conseguiremos receber a morte com tranquilidade, satisfação e alegria. E isso decidirá a trajetória para a felicidade eterna pelas três existências. Nos ensinamentos cristãos, existe o conceito de “Juízo Final”. Porém, não é algum ser onipotente que vai julgar as pessoas; cada um será julgado pela lei de causa e efeito da vida.
(NRH, v. 6, p. 226-233)
Shin-iti enfatizou:
— Ao longo da vida acontecem diversas situações como falência nos negócios, perda de emprego, doença, acidente de carro e morte de entes queridos. Ninguém está livre dessas questões. Podemos até dizer que a vida é uma sequência dessas provações. Então, pensemos de que forma podemos coroá-la de vitórias sem sermos derrotados. O Budismo nos ensina o princípio da “transformação do veneno em remédio”, isto é, transformar uma circunstância negativa em boa sorte e benefícios. Assim, um fator muito importante na prática budista é cultivar a forte convicção nesse princípio. De outro ponto de vista, esse princípio nos ensina que, para se obter o “remédio” chamado felicidade e iluminação, é preciso vencer as dificuldades denominadas “veneno”. Portanto, os sofrimentos são como “sementes” que fazem florescer a felicidade. Dessa forma, não devemos temer as adversidades. Pelo contrário, devemos desafiá-las e vencê-las.
Depois de uma pausa, Shin-iti continuou:
— Nós somos Bodhisattvas da Terra que surgiram neste mundo dotados da natureza do Buda para salvar os povos dos Últimos Dias da Lei. Por isso, jamais ficaremos presos num impasse da vida. Uma pessoa é infeliz não porque enfrenta um sofrimento, mas porque cai no desânimo e desespero.
Todos ouviam atentamente as palavras repletas de convicção e já sentiam que eram capazes de superar os problemas decorrentes do temporal.
— Outro ponto importante é saber a profunda razão de passar por uma situação difícil. Se nossos companheiros que sofreram diretamente os danos provocados pela tempestade conseguirem reconstruir a vida, transformando o veneno em remédio, provarão com certeza a grandiosidade do Budismo na sociedade em que vivem. E isso é justamente a razão de estarem passando agora por um sofrimento. Por favor, transmitam a esses companheiros minhas seguintes recomendações: “Não sejam derrotados pelas adversidades que enfrentam no presente momento. Superem-nas e vençam-nas. Estarei recitando Daimoku fervorosamente para o pronto restabelecimento de meus caros companheiros!”
Shin-iti considerava como reis-leões as pessoas que não se deixavam derrotar pelos problemas da vida.
(BS, edição no 1.929, 1o de março de 2008, p. A11.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário