sexta-feira, 11 de março de 2011


Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes


Budismo é vitória ou derrota

Edição 2071 - Publicado em 12/Fevereiro/2011 - Página A6

A chave para vencer sempre!

Vitória ou derrota
Não se trata de duas opções. E sim uma única opção. Para um budista, é apenas vitória. Para quem vive de acordo com o ritmo do universo, existe somente a vitória. A derrota é viver fora desse ritmo. Portanto, Budismo é vitória “ou” derrota. E não, vitória “e” derrota.
Supremo Líder do Mundo
“O Budismo preocupa-se principalmente com a vitória ou a derrota, ao passo que a autoridade secular baseia-se no princípio da recompensa e da punição. Por essa razão, um buda é visto como o Supremo Líder do Mundo, enquanto um rei é considerado como aquele que governa conforme sua vontade.” (TC, edição no 440, abril de 2005, pág. 14.)
Recompensa e punição
O senso comum baseia-se nas questões imediatas, em ganhos e perdas imediatos. Afinal, o que é valorizado é o externo, tais como aparência, status, conquistas ou perdas materiais etc.
Postura acomodada
Alguém que vive baseado na visão de recompensa e punição atribui as causas do sofrimento a algo externo e não se sente responsável e nem capaz de mudar. Essa pessoa assume uma postura acomodada de esperar que tudo se resolva.
Por exemplo
Uma pessoa que gasta mais do que ganha vive em dificuldades financeiras. Ela pode culpar seu “mau carma” pela sua “má sorte”?! Não. Ela é a responsável pela situação.
Exemplos não faltam
Basta observar a vida em sociedade. Existem cidadãos que só agem em prol do bem comum se souberem que serão punidos ou recompensados.
Transformar é o que importa
A vitória ou a derrota não é definida pelo exterior, mas, sim, pelo interior. Em outras palavras, a vitória é não se abalar diante de nada. Vitória não é apenas melhorar, é transformar a vida.
A mensagem principal
“Não fuja dos problemas!” “Enfrente-os!” Enfrentar é saber como resolver e vencer. Quando se tem a certeza da vitória, se enfrenta qualquer situação.
E o Budismo?
Somente enfrentar não resolve. É preciso vencer. E o Budismo ensina a enfrentar. E como vencer. Afinal, Budismo é vitória ou derrota!
Pré-requisito para a vitória
Para vencer, é preciso que a Lei Mística esteja ativa na vida diária.
Somente a vitória
Para um praticante do Budismo, existe somente a vitória. Vitória é quando a Lei está ativa na vida. E derrota é quando está inativa, ou seja, quando está fora do ritmo e habitando os estados baixos de vida.
Inabalável
A vitória é um estado de vida inabalável, independentemente de qualquer situação.
Por que este estado 
inabalável é essencial?
Para alguém que habita esse estado de vida, tudo é motivo de alegria, tudo é motivo de uma vitória ainda maior. Sejam circunstâncias positivas ou negativas, elas serão a matéria-prima de uma grande vitória. Por isso, para um verdadeiro budista, a única coisa que existe é a vitória. No estado de Buda, a derrota é apagada e a vitória realçada.
Coração
Observe o coração, pois ele é o mais importante. Você está com o ânimo em alta? Sente alegria? Energia vital transbordante? Então, você vive na sintonia da Lei Mística. É um vitorioso. Você se sente iluminado porque tem clareza de ideias, sabedoria para conduzir sua vida e a de outras pessoas na melhor direção.
Se for não
E se a resposta para as perguntas acima for não? Tem solução! O que fazer neste caso?
Um racícionio simplificado
Uma “lei” depende de alguém para funcionar. Do contrário, permanece latente, num estado em potencial. Para a Lei Mística funcionar, é preciso que alguém a propague. Lembre-se: “A voz executa o trabalho do Buda”.
Por que propagar?
A Lei Mística aborda o respeito à dignidade suprema da vida. Ela ativa o estado iluminado de uma pessoa. Como viver no estado de Buda? O ato de propagar essa Lei significa vivenciá-la. Chakubuku é o diálogo de um buda com outro buda. Sobre o solo desse respeito mútuo nasce a bela flor da Lei Mística. Em outras palavras, ela torna-se manifesta na vida das pessoas envolvidas.
Como propagar?
Estar feliz por orar ao Gohonzon é o suficiente. Quando uma pessoa compreende a grandiosidade do Gohonzon, naturalmente fala aos outros sobre a prática. Essa compreensão a conduz à ação de realizar o Chakubuku.
Chakubuku é vitória
O benefício do Gohonzon é você estar apto a propagá-lo. Fazer o Chakubuku é a vitória em si. Isso porque você vive num estado no qual é capaz de fazer tudo se tornar motivo de uma grande vitória.
Chakubuku é proteção
“Ao fazermos o Chakubuku, se falarmos às pessoas sobre este Budismo sempre quando houver uma oportunidade, a boa sorte que acumulamos ao realizar isso protegerá nossa família e nossos descendentes.” (Brasil Seikyo, edição no 1.549, 25 de março de 2000, pág. 3.)
Chakubuku é o alicerce
“Aqueles que corajosamente conduzem a prática do Chakubuku desenvolvem um alicerce de boa sorte tão sólido e firme quanto o concreto. Nenhuma maldade poderá destruí-los. Entretanto, aqueles que evitam a prática da propagação, por mais alto que seja sua posição, são tão fracos quanto o latão e, no momento crucial, desmoronarão.” (Ibidem).
Chakubuku é a sua única lembrança
”Nesta minha existência, quantas pessoas ajudei a ser felizes? Quantos podem dizer que é por minha causa que conhecem a felicidade? No final, isso não é tudo o que permanece? Nitiren diz: ‘Ore firmemente o Nam-myoho-rengue-kyo e diga às pessoas para fazerem o mesmo; essa será a única lembrança de sua vida presente neste mundo humano’”. (Ibidem).

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